O Wilhelm Gustloff.
No
inverno de 1945, bem no final da 2ª Guerra Mundial, um navio alemão
que transportava milhares civis refugiados da guerra, o Wilhelm Gustloff, foi
afundando por um submarino soviético nas águas do Mar Báltico. Quase todos os
que estavam a bordo pereceram afogados ou devido a hipotermia provocada pela
baixíssima temperatura do mar. O número de vítimas foi tamanho – é tido como o
maior naufrágio civil do mundo - que superou em muito as do transatlântico
Titanic, cujo afundamento ocorreu em 1912, sem porém que provocasse a mesma
comoção.
Fuga
pelo Báltico
“Matem! Matem!.. Usem a força e quebrem o orgulho racial dessas mulheres alemãs. Peguem-nas como legítimo botim. Avante como uma tempestade, galantes soldados do Exército Vermelho.”
Ilya Ehrenburg, jornalista soviético, 1945.
Numa daquelas noites prussianas gélidas do Norte
europeu, em 30 janeiro de 1945, com o termômetro marcando 10° abaixo de zero, o
ex-cruzeiro de luxo alemão M/S Wilhelm Gustloff, de 25
mil toneladas - desde 1940 transformado em hospital flutuante - , deslocava-se
apinhadíssimo de gente pelo Mar Báltico.
Projetado
para levar duas mil pessoas, carregava naquele momento mais de nove mil, a
maioria mulheres e crianças que fugiam da invasão russa. O Exército Vermelho
vinha , por assim dizer, nos calcanhares deles, seguindo a mesma rota que os
seus antepassados mongóis, no século 13, usaram para atingir o Ocidente.
Os que
escapavam eram civis alemães que até então moravam na Prússia Oriental e nos
Estados Bálticos que, apavorados, fugiam pelo Golfo de Danzig da vingança dos
soviéticos. Organizaram para eles uma espécie de solução de emergência,
recolhendo-os dos portos do leste da Alemanha para que alcançassem, por mar, as
áreas mais seguras do Ocidente.
Os que iam a bordo não tinha a mínima idéia que
seriam os protagonistas da maior tragédia marítima de todos os tempos, quase
superior seis vezes as vitimas do transatlântico Titanic, naufrágio ocorrido 32
anos antes (1.517 mortos).
O naufrágio
O naufrágio do W. Gustloff, janeiro de 1945.
Quando haviam cumprido a metade do caminho, um
pouco depois das 21 horas, três torpedos do submarino russo S-13 os atingiram.
O Wilhelm Gustloff logo adernou. A multidão que se agarrava no convés começou a
ser jogada na água.
Outros, apavorados, saltavam diretamente lá do
alto. A gritaria no convés era acompanha de tiros dos que preferiam suicidar-se
ou atirar nos familiares antes.
Os soldados feridos, imobilizados, despediam-se uns
dos outros. Como distribuir os parcos botes salva-vidas para 9.343 passageiros,
sendo que muitos deles estavam cobertos de gelo?
O SOS foi lançado e aos poucos começaram a chegar
os auxílios. Os faróis dos barcos e das lanchas de socorro vararam a noite
inteira em busca de sinais de vida, enquanto corpos, milhares deles, vagavam
sem destino em meio aos blocos de gelo, boiando salpicados de neve.
Os que conseguiam ser resgatados estavam
enregelados, as mãos azuladas e encarangadas e o olhar petrificado. Ao
amanhecer as equipes de salvamento haviam retirado 1.239 náufragos ( outros
reduzem-nos para 996) daquele horror.
A situação
só não foi pior porque eles estavam próximos ao litoral da Pomerânia, mesmo
assim supõe-se que oito mil pereceram.
Os submarinos soviéticos continuaram por perto praticando a caça e, dez dias depois, afundaram o General von Steuben (3 mil mortos) e ainda, em 16 de abril de 1945, puseram a pique o Goya (cerca de 7 mil, a maioria soldados).
Portanto, em
matéria de matança de civis o M/S Wilhelm Gustloff, realmente empunhou a taça
da desgraça.
Se bem que a operação de remoção do maior número possível de civis alemães orientais foi tida como um sucesso, pois conseguiram o translado de 2 milhões deles para fora da órbita soviética, a tragédia daquele barco de turismo adaptado para às pressas para a fuga, perdurou no tempo como um desastre que poderia ter sido evitado, não fosse o clima de revanche que embalava os soviéticos.
Revanche que
se estendeu para os maus tratos da grande parte da população civil do Leste da
Alemanha, com ondas de estupros, pilhagens, saques, desordens, espancamentos e
brutalização geral dos vencidos.
Um
roteiro de atrocidades
Na época dizia-se que era merecido. Que os alemães
haviam se portado do mesmo modo quando adentraram na URSS em 1941.
Quem começou
a reverter esta opinião entre eles, foi Alexander Soljenitsine.
Cada vez mais furioso com o regime comunista, Soljenitsine que fez parte das tropas de ocupação – era oficial de artilharia - pessoalmente testemunhou as atrocidades que seus conterrâneos haviam cometido.
Envergonhado, acabou por
denunciar aqueles horrores num longo poema intitulado Prosskie Nochi (Noites
Prussianas, 120 páginas, 1974), revelando à opinião pública da então URSS, o
que de fato acontecera na Alemanha naqueles meses de conquista e ocupação,
quando pelotões inteiros de soldados russos submetiam as alemãs, dos oito aos
sessenta anos, a estupros coletivos, cortando o pescoço daquelas que resistiam
ou se lhes opunham.
Ele acreditou que tudo aquilo decorreu, que deu-se
tal roteiro de atrocidades, devido os comunistas “ terem afastado a Rússia de
Deus”, retirando do soldado raso, dos Ivans que passaram a acampar na Alemanha,
qualquer sentimento de piedade ou compaixão para com os derrotados.
Ao contrário, incitou-os aos barbarismos a pretexto
de estarem lutando contra o decadente mundo burguês em sua forma fascista.
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