Minha lista de blogs

terça-feira, 4 de outubro de 2011

QUEM GOVERNOU OS E.U.A QUANDO O PRESIDENTE ESTAVA LÉLÉ DA CUCA, COM ALZHEIMER?

QUEM TINHA O CÓDIGO DA MALETA DAS ARMAS NUCLEARES, QUANDO ESTE TIRANO DELIRAVA?

Jornalismo sem papas na língua
Por Paulo Lima
"Você não vai gostar disto. Não se deve falar mal dos mortos. Mas, neste caso, alguém tem que fazê-lo. Ronald Reagan era um vigarista. Reagan era um covarde. Reagan era um assassino."É neste tom vociferante que Greg Palast, um dos mais importantes jornalistas investigativos da atualidade, dá início à sua diatribe contra o recém-falecido presidente Ronald Regan, em seu artigo "Killer, coward, conman – good riddance, Ronnie Reagan" (disponível em www.gregpalast.com).

"
Entre um sorriso e outro, Reagan fomentava sua política de violação dos direitos humanos na América Central, que custou a vida de milhares de civis. O escândalo Irã-Contras é o exemplo mais notório dessa ação em que a venda secreta de armas dos EUA ao Irã serviu para financiar os Contras da Nicarágua, manobra, aliás, proibida pelo Congresso americano.

Além disso, a Reaganomics, como ficou conhecida a política econômica conservadora dos oito anos do governo Reagan, desembocou no Consenso de Washington, cujo receituário foi seguido na década de 1990 pela maioria das economias capitalistas e cujas conseqüências os brasileiros sentiram na pele durante o governo FHC, com o festival de privatizações, a recessão e os ajustes fiscais draconianos.

 O Consenso levou ainda à crise argentina de 1990, à crise mexicana de 1994 e ao esfacelamento da economia da ex-União Soviética e demais países do Leste europeu."

"
E durante todo o tempo – argumenta Palast –, o último ato consciente de Reagan, antes que seu cérebro se evaporasse [numa alusão ao mal de Alzheimer] foi perdoar um golpe de estado contra o Congresso eleito, perpetrado pelo secretário da Defesa, Casper O Fantasma Weinberger (sic), juntamente com o ensandecido coronel Oliver North, que conspiraram para dar armas ao Monstro do Oriente Médio (sic), o aiatolá Khomeini."

"
Na escuridão deserta de Chaguitillo, continua Palast, uma TV permanecia ligada com o som alto. "Estranhamente, ela mostrava um filme de gângster de terceira categoria." O nome do filme: Irmão Rato. E o ator principal: Ronald Reagan. "Bem, meus amigos", diz Palast, "vocês podem descansar sossegados esta noite, pois o Rato está morto."

LEIA O TEXTO COMPLETO EM:
http://www.sergipe.com.br/balaiodenoticias/artigon58.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário