O projeto de Dilma Lula.
X
O projeto da UDN/PSDB.
Dilma junta Temer, Kassab e comunistas no apoio a Patrus Ananias.
PCdoB retira apoia a Lacerda e ingressa na chapa petista em BH
do Terra
O PCdoB confirmou nesta quinta-feira a adesão à chapa petista, que terá o ex-ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Patrus Ananias (PT), como candidato a prefeito de Belo Horizonte. Com a decisão, o atual prefeito e concorrente à reeleição, Márcio Lacerda (PSB), perde mais um apoio às vésperas da eleição, uma vez que os comunistas pertenciam ao bloco de apoio do chefe do executivo local.
A direção municipal do PCdoB alega que com a ruptura de PT e PSB, antes parceiros em Belo Horizonte, foi necessária uma reavaliação do cenário eleitoral na cidade.
“Acabamos de nos reunir e reavaliamos o novo quadro.
Com a ruptura do PT e do PSB, analisamos que hoje há uma polarização entre dois projetos.
Nós achamos que a opção do Lacerda o aproxima mais ainda do PSDB e ao optarmos por Patrus estamos optando por Dilma, por Lula, que são parceiros no nosso projeto nacional”, afirmou a presidente municipal da sigla, Dalva Stela.
A dirigente garantiu que a nova postura do PCdoB na capital mineira foi referendada pela direção estadual e nacional do partido.
Ainda de acordo com Stela, houve uma nacionalização da eleição em Belo Horizonte e uma prévia do que deve ocorrer nas eleições de 2014.
“Houve uma antecipação da disputa de 2014 e o possível candidato de oposição ao nosso projeto, o senador Aécio Neves (PSDB), está em Minas, que está tentando se fortalecer.
A questão nacional passou a predominar e em função disso nos reposicionamos no campo do PT”.
A coligação do PCdoB ao PT se restringe à chapa majoritária. Nas eleições proporcionais, os comunistas apresentarão 62 candidatos a vereador, em chapa pura. A expectativa da legenda é dobrar ou triplicar a atual bancada, que hoje conta com uma única vereadora.
*****
05 de julho de 2012 • 15h48
PSD confirma apoio ao PT em BH apesar de deputados rebeldes
do Terra
Kassab articulou junto com Dilma o apoio ao PT na capital mineira
O PSD de Belo Horizonte disse que segue a decisão da executiva nacional em coligar com o candidato do PT, Patrus Ananias, apesar da declaração de apoio a Marcio Lacerda (PSB) feita por dois deputados de seu partido no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).
A informação foi confirmada pela assessoria da presidência do PSD na capital mineira, que irá às 18h30 ao TRE para entrar com pedido de anulação da ata de convenção apresentada pelos deputados.
Líderes nacionais do PSD, inclusive o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, fizeram reunião na noite de quarta-feira para decidir sua posição em Belo Horizonte, e um anúncio oficial de apoio será feito ainda nesta quinta, último dia para que os partidos registrem candidatos na Justiça Eleitoral.
A cena política na capital mudou após o rompimento da aliança entre PT e PSB, que deu início a novas negociações.
As conversas entre PSD e PT teriam envolvido a presidente Dilma Rousseff, que tenta segurar a força de Aécio Neves (PSDB) em sua terra natal antes das eleições gerais em 2014, uma vez que Lacerda tem apoio dos tucanos.
PS do Viomundo: O vice de Patrus será Aloísio Vasconcelos, do PMDB. Menos ‘diplomática’ que Lula, com certeza, mas Dilma tem revelado bom tino político, além de coragem quando fica diante de decisões difíceis e arriscadas, como no enfrentamento com os bancos ou ao patrocinar o ingresso da Venezuela no Mercosul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário