Minha lista de blogs

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A EXPERIÊNCIA BRASILEIRA É A CONCLUSÃO: HÁ VIDA FORA ORTODOXIA.

UMA INDUTORA DO PROGRESSO.

HÁ VIDA FORA DA ORTODOXIA: REGULAÇÃO 
ESTATAL CONTEM PREÇOS SEM ELEVAR JUROS
 
A Petrobrás vai triplicar a participação no mercado brasileiro de etanol, atualmente na faixa de 5%. Meta é introduzir um regulador estatal no setor e evitar oscilações de preços e de oferta, habituais nos períodos de entressafra.
Mediação estatal ajudará ainda a ordenar contratos e evitar o pêndulo que desloca produção das usinas para o refino de açúcar, sempre que a exportação dessa commoditie se torna vantajosa, em detrimento do abastecimento doméstico de etanol. A solução para o mercado de etanol reduzirá a contaminação inflacionária decorrente da especulação com açúcar nas bolsas de Chicago e Nova Iorque
 
. Efeito semelhante foi obtido pela Argentina, para todos os produtos agrícola exportáveis, ao estabelecer um imposto que anula o ganho de sobrepreço propiciado pela especulação externa, evitando-se nivelamento no mercado nacional.


Esta semana, a Cepal  elogiou o modelo argentino apontando-o como uma opção às pressões inflacionárias originárias da especulação com alimentos. A vantagem evidente é que, agindo sobre as causas do problema, o país não precisa girar a manivela dos juros para destruir a demanda doméstica e, assim, conter a inflação.

SITE DA CARTA MAIOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário