Minha lista de blogs

terça-feira, 12 de julho de 2011

PRESIDENTE MANTÉM PROCESSSO CONTRA JORNALISTA... NO EQUADOR!

De O Globo
Correa mantém processo judicial contra jornalista Emilio Palacio

RAFAEL CORREA PRESIDENTE DO EQUADOR, NÃO SUPORTA MENTIRAS!



Janaína Figueiredo, correspondente (janaina.figueiredo@oglobo.com.br)


BUENOS AIRES - O presidente do Equador, Rafael Correa, decidiu levar adiante um processo judicial contra o jornalista Emilio Palacio e os donos do jornal "El Universo", acusados de calúnia.


Apesar da decisão de Palacio de renunciar ao cargo de editor de opinião após vários meses de pressões, ontem o advogado do presidente, Alembert Vera, assegurou que Correa não vai retirar a denúncia e continuará pedindo três anos de prisão e US$ 80 milhões de indenização.

Ele afirmou que o presidente só está disposto a recuar se o jornal admitir que publicou mentiras.(O PIG BRASILEIRO TAMBÉM DEVERIA CONTAR AOS SEUS LEITORES QUE PUBLICAM MENTIRAS, GRIFO MEU PTREM DAS13E13)

O PRESIDENTE SENTE AZIA QUANDO LÊ AS MENTIRAS DO PIG, E PARA RIR ASSIM NÃO O  LÊ, E NÃO PROCESSA O PIG MENTIROSO DO BRASIL

ALÉM DE NÃO LIGAR PARA AS MENTIRAS DO OLIGOPÓLIO DA MÍDIA BRASILEIRA, ACABA TENDO SUA FOTOGRAFIA COMO POSTER NO METRÔ DE PARIS:  "LULA, ONDE A ESQUERDA FUNCIONA"










CONTROLEImprensa é incluída no projeto de poder de Correa



Este é o terceiro processo judicial contra Palacio - desta vez acusado de ter divulgado calúnias sobre o presidente em um artigo, publicado em 6 de fevereiro passado, sobre a atuação de Correa durante a revolta policial que em setembro de 2010 provocou uma delicada crise política no país.

Terceiro jornalista afastado por atrito com presidente


No texto, o agora ex-editor de opinião do principal jornal de Guayaquil afirmou que, no futuro, algum sucessor do presidente poderia levá-lo a uma corte penal "por ordenar fogo (tiros) e sem aviso prévio contra um hospital repleto de civis e gente inocente".

O hospital ao qual se refere Palacio foi o refúgio escolhido por Correa durante mais de 12 horas de crise, até que um comando conseguiu resgatá-lo.


- Palacio pediu desculpas? O jornal publicou em primeira página um texto que diga 'Perdão senhor Presidente?' - perguntou, em tom irônico, o secretário de Comunicação do governo, Fernando Alvarado.
Desde que apresentou sua carta de renúncia, no domingo, o jornalista decidiu permanecer em silêncio, à espera de uma resposta do Palácio Carondelet (sede do Executivo equatoriano).


 No texto, Palacio diz que sua decisão buscou, principalmente, garantir a preservação de todos os postos de trabalho de seus colegas e, sobretudo, a sobrevivência do jornal, já que seus donos não contam com os recursos suficientes para pagar o montante exigido pelo presidente.


Os crescentes conflitos entre Correa e a mídia levaram a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) a enviar uma missão a Quito no próximo sábado.


- O objetivo é alertar a sociedade sobre os danos que provocam os ataques aos meios de comunicação, porque prejudicam os direitos de todos os cidadãos. O caso de Palacio não tem precedentes na América Latina - afirmou ao GLOBO o presidente da SIP, Gonzalo Marroquín.


Marroquín lembrou, ainda, que "o presidente Correa recorre à Justiça num país no qual esse poder também está questionado".


A associação equatoriana Fundamedios lamentou a saída de Palacio e lembrou que trata-se do terceiro jornalista importante do Equador a ser silenciado pelo presidente Correa. Os primeiros foram Carlos Vera, em 2009, e Jorge Ortiz, em 2010.


- Estamos vivendo um novo caso de censura. Mais uma vez, Correa silenciou uma voz crítica - declarou César Ricarte, diretor-executivo da Fundamedios.

A própria Fundamedios foi atacada pelo presidente, que acusou a organização de defesa da liberdade de expressão de ser financiada pela CIA.

- Todos os que defendemos os direitos humanos estamos sofrendo no Equador- assegurou Ricarte.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/07/11/correa-mantem-processo-judicial-contra-jornalista-emilio-palacio-924881591.asp#ixzz1RrboFod0

MINHA OPINIÃO: ESTA SIP ( SOCIEDADE INTERAMERIUCA DE PRENSA)  É NADA MAIS, NADA MESNOS QUE UM BRAÇO DA DIREITONA AMERICANA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário