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terça-feira, 30 de agosto de 2011

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO QUERIA CHILENIZAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA, NA NEFASTA ERA DO SEU MINISTRO PAULO RENATO, NÃO FUNDOU-SE UMA SÓ UNIVERSIDADE FEDERAL NO BRASIL. FOI A ÉPOCA QUE PROLIFERARAM AS FACULDADES CAÇA NÍQUEIS. DILMA FUNDARÁ MAIS 4 UNIVERSIDADES E AUMETARÁ OS CAMPIS PARA 293. LEIAM RELATO DE UM ALUNO DESESPERADO DA ÉPOCA.

 PAULO RENATO EX MINISTRO TUCANO DA (DES) EDUCAÇÃO, QUE NÃO INCENTIVOU O ENSINO PÚBLICO, ZERO UNIVERSIDADE FEDERAL, ZERO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AINDA POR CIMA VETOU A CRIAÇÃO DE CURSOS DE SOCIOLOGIA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS E EM ESCOLAS DE SEGUNDO GRAU. LÓGICO. ELES NÃO QUERIAM VER A ESCUMALHA POLITIZADA!
O TARTUFO GOSTAVA TANTO DO MODELO CHILENO, O DOS CHICAGOS BOYS, QUE MANDOU O ANDRÉ LARA REZENDE IR LÁ PARA VER COMO ELES PRIVATIZARAM A PREVIDÊNCIA SOCIAL, QUE A BRACHELET REESTATIZOU. O ENSINO PÚBLICO ELE PRIVATIZOU SEM MANDAR NINGUÉM. O LULA REESTATIZOU E DILMA CONSOLIDARÁ, AO INAUGURAR MAIS 4 UNIVERSIDADES E AUMENTAR AS EXTENSÕES UNIVERSITÁRIAS PARA 293 CAMPIS.

LEIA ABAIXO UM DEPOIMENTO DE QUEM VIVEU A ERA NEFASTA DO NEOLIBERALISMO TUCANO:

Outro dia me vi contando para colegas de faculdade bem mais jovens como era a educação universitária no governo Fernando Henrique Cardoso e porque eu tenho tanto desgosto por essa época. Achei que seria interessante deixar o registro no blog também, para refrescar as lembranças e lutarmos para que algo assim não volte a acontecer.

Passei a década de 1990 praticamente inteira dentro da UFMG. Primeiro na Escola de Música, cursando formação musical enquanto fazia o segundo grau. Fiz um intervalo de um ano, em 1996 (aqui já era governo FHC), estudando pro vestibular. Depois, cursei a faculdade de Direito. A formatura seria em dezembro de 2001, mas foi em fevereiro de 2002 por causa da greve de servidores.

Lembro-me da aposentadoria em massa dos professores da Escola de Música, pois estavam sendo implantadas novas regras para trabalho e previdência que seriam ruins para os docentes. Mais tarde, vi o impacto dessas aposentadorias na Faculdade de Direito: as vagas deixadas em aberto pelas aposentadorias foi preenchida em sua maioria por concursos de professores temporários (os famosos professores substitutos).

Alunos de pós-graduação ou bacharéis em Direito sem pós-graduação (não havia cursos de especialização, havia pouquíssimas vagas de mestrado e doutorado na UFMG, e o mestrado da PUC-MG só foi implantado em 1997) eram contratados como professores substitutos, recebendo um salário de R$300,00 (baixo, mesmo para a época) para ministrar aulas. Como professores temporários ficavam somente em sala de aula, não desenvolviam pesquisa. As poucas vagas abertas para professores efetivos exigiam dedicação exclusiva, com salários baixíssimos e sem recursos de nenhum tipo para desenvolver pesquisa.

Alunos de graduação que quisessem seguir carreira acadêmica tinham de se dispor a fazer pesquisa e monitoria de forma voluntária, pois as raríssimas bolsas não eram suficientes para todos os candidatos aprovados. A ausência de bolsas afastou alunos que queriam fazer pesquisa, mas que não tinham família para bancar seus estudos: ou trabalhavam (e aí eram recusados na monitoria/pesquisa voluntária, pois muitos orientadores exigiam dedicação em tempo integral), ou se sujeitavam a pesquisar sem bolsa e aguardar pacientemente na fila até obtê-la.

Os prédios onde estudávamos eram ruins, pois não havia um mínimo de preocupação com planejamento ou manutenção. Os elevadores nunca funcionaram a contento, e sempre alguém ficava preso neles. A faculdade de Direito conseguiu fazer algumas reformas em meados da década de 90, alterando um dos prédios (o menos velho) para receber todos os alunos de graduação, e ampliando a biblioteca (que funcionava num porão e passou a ter um prédio acima do porão, com mais mesas para estudo, novas instalações elétricas e até elevador). Porém, o problema da manutenção era sério: quando um professor e meus colegas ficaram presos no elevador da biblioteca e foi necessário destruir sua porta para que eles saíssem, mais de seis meses se passaram até consertarem o elevador e reorganizarem a biblioteca.

Falando em biblioteca, ela era um horror: só tinha livros velhos, mofados, e poucos periódicos estavam atualizados. Estudar na biblioteca era sinônimo de sinusite e alergias. Cansei de estudar lá em época de chuva ouvindo goteiras. Não havia verba para comprarem os livros indicados pelos professores. O D.A. fazia campanhas incentivando editoras a doarem livros para melhorar o acervo.

O período em que estudei foi também o período das greves. A de 1998 é particularmente memorável, pois metade dos professores entrou em greve (eram os professores em dedicação exclusiva) e metade não aderiu à greve (professores substitutos, em estágio probatório, e em tempo parcial que priorizavam atividades não-acadêmicas como advocacia).

A greve foi de março a julho, e bagunçou todo o calendário acadêmico por cerca de dois anos. Pra mim, o impacto da greve foi terrível, pois tive aula direto entre março e outubro (primeiro com os professores que furaram a greve, e depois com as aulas de reposição) e o novo calendário bagunçou todo o esquema de férias, que passaram a ser bem curtas, em maio e outubro, totalmente incompatíveis com minhas férias no trabalho.

Ter aulas em salas abafadas em pleno 40 graus de janeiro foi algo bastante desgastante, não tinha ventilador que amenizasse o desconforto (pelo que me explicaram, a reforma do prédio para receber as turmas de graduação alterou – pra pior – a circulação de ar).

Quando o calendário voltou ao normal, veio outra greve. E mais outra, e mais outra… quando não era greve de professores, era greve de servidores, ou de ambas as categorias. E todos tinham razão em suas reivindicações: salários baixos, congelados, planos de carreira, que só retiravam direitos, e, péssimas condições de trabalho.

Não tenho saudade das dificuldades dessa época, e ainda não entendo como um presidente que era professor universitário conseguiu destruir a universidade desse jeito.

Estando hoje novamente na UFMG, vejo o quanto algumas coisas mudaram (mais verbas pra pesquisa, bolsas de monitoria, novos livros – inclusive estrangeiros – na biblioteca). Tem muita coisa que pode ser melhorada (como a manutenção dos prédios e elevadores),

mas não tem nem comparação com o pesadelo que foi estudar durante o período Fernando Henrique Cardoso.

 Às vezes é necessário ver ou viver situações bastante ruins para dar valor quando elas melhoram…
 

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