Minha lista de blogs

domingo, 28 de agosto de 2011

ARQUIVEM O TEXTO DESTA REPORTAGEM DA FOLHA. ATENTEM PARA O FATO DO PERIGO QUE EVITAMOS EM NOSSAS VIDAS AO DERROTARMOS NAS URNAS OS VENDILHÕES DO BRASIL. ECONOMISTA TUCANOS QUEREM PRIVATIZAR O BRASIL. FALAM DE UM PROGRAMA ECONÕMICO, SEM ALMA, CORPO, ENFIM, SEM PÉ NEM CABEÇA.

                                                                      ESTES ECONOMISTAS DA REPORTAGEM DA FOLHA, ESTARIAM NO GOVERNO DESTE UDENISTA ENTREGUISTA.

VINICIUS TORRES FREIRE
Um programa de oposição radical

Para economistas tucanos, 'transição completa' do país depende de privatização ampla, geral e irrestrita

ECONOMISTAS UM dia associados ao governo tucano e a FHC têm um programa contra "tudo isso que está aí", como dizia o PT nos tempos fernandinos. 

É um programa de oposição ao desenvolvimentismo acidental dos petistas. À herança econômica do estatismo militar (1964-85). À ideia de implantar um Estado de bem-estar social no Brasil, "à moda europeia"; à Carta de 1988. 

Linhas de força desse "programa" foram apresentadas em seminário do Instituto FHC, na semana passada. Os expositores eram André Lara Rezende, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e Pérsio Arida. 
O seminário era um debate intelectual, não reunião partidária, claro. 
Mas o que se pregava por lá? 
Primeiro, redução de gasto público e impostos de modo a permitir o aumento da poupança, do poder de decisão privado sobre poupança e investimento e, de quebra, a queda dos juros. 

Não se trata só da ladainha sobre gasto excessivo e inflação. Não se trata de coisa pequena, mas: 
1) da limitação legal da despesa pública (ideia de Malan); 
2) de equilíbrio orçamentário que dê conta não só do deficit anual (2,2% do PIB) mas ainda da monstruosa rolagem da dívida que deveria ser amortizada anualmente (17% do PIB. Ideia de Franco); 
3) de reforma fiscal-constitucional que reconhecesse a ilusão de que poderemos ter um "welfare state" europeu (Malan e
Franco). 

Segundo, propôs-se privatização, claro. Mas não só de empresas restantes ou da infraestrutura de serviços públicos. De um modo metafórico, mas não muito, propôs-se a "privatização" das reservas internacionais (ativos e moedas conversíveis comprados pelo BC, grosso modo dólares). 
 
Isto é, sugeriu-se a liberdade geral de manter moeda no exterior (o que, hoje, pouparia o governo/BC de gastar na compra de dólares a fim de conter a valorização do real). 

Em suma, pede-se a abertura da fronteira final das finanças (ideias de Franco e Arida), o que redundaria num mercado de câmbio mais equilibrado, além de reduzir ineficiências e incertezas que prejudicam investimentos do e no Brasil etc. 

Propôs-se privatizar os recursos ou a gestão dos fundos de poupança obrigatória, como FGTS e FAT (Arida e Franco). Ou dar cabo do crédito dirigido por leis ou pelo governo (o dinheiro da poupança para habitação; o crédito rural). 

Em 2010, o FGTS bancou investimentos de R$ 45 bilhões (63% em habitação, 24% em infraestrutura, 10% em saneamento). Dos R$ 41 bilhões do FAT, 50% foram para seguro-desemprego, 21,5% para o abono salarial e 11,5% para o BNDES. 

Franco e Arida dizem que tais fundos expropriam o trabalhador (não rendem de fato quase nada) e beneficiam empresários com empréstimos baratinhos ("fisiologia industrial", no dizer de Franco). Além do mais, distorcem o mercado de crédito e impedem a queda dos juros. Sob gestão livre e privada, renderiam mais para os trabalhadores; a alocação de capital seria mais eficiente no país. 

É um programa radical. É ignorado pela oposição, se é que os tacanhos tucanos do PSDB de hoje ainda merecem tal nome. 
Politicamente, o "programa" não tem corpo nem alma. Mas é um bom debate num país em que o mercado é atravancado e o Estado está fora do lugar.
TRADUZINDO: 1-CORTAR GASTO PÚBLICO PARA TUCANOS É O GOVERNO PARAR DE INVESTIR EM INFRAESTRUTURA E ÁREAS SOCIAIS.
2- ELES DIZEM QUE UM ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL NO BRASIL É ILUSÃO. O POVO QUE DANE-SE.
3- TEM QUE PRIVATIZAR ATÉ A ADMINISTRAÇÃO DAS RESERVAS BRASILEIRAS.
4- QUE SE DANE CAIXA ECONÕMICA, PETROBRAS, BANCO DO NORDESTE, VENDA TUDO.
5- ACABE COM FGTS,
6- ESTINGUIR O BNDES É META.

MINHAS CONSIDERAÇÕES FINAIS: QUE ESTES NEOLIBERAIS TUCANOS, UDENISTAS, ENTREGUISTAS VÃO PARA A PUTA QUE OS PARIU!!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário