Minha lista de blogs

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

MAS NÃO É POSSÍVEL! ATÉ HOJE ALGUNS IMBECÍS NÃO ACEITAM DO FEMININO DE PRESIDENTE. O MAIS INCRÍVEL, IMBECÍS OUSAM "CORRIGIR" QUEM USA O FEMININO DE PRESIDENTE, OU SEJA, P R E S I D E N T A !!!!!


É P R E S I D E N T A !!!!!!! 



Um portal pediu que respondesse às perguntas abaixo sobre o uso do "termo" presidenta. Achava que o caso já tinha morrido. Disse isso à pessoa que fez contato, após mandar um e-mail. Soube que leitores reclamam... Ah, os leitores! Sabendo disso, resolvi responder, brevemente, por escrito, para evitar que minhas pobres declarações fossem picadas. As perguntas eram: "É aceitável? É correto? Quais os prós e contras?".

Minha resposta: 
a) As perguntas são um pouco inadequadas. Correção e aceitabilidade, em sociedades abertas, não são universais (como em muitos outros casos envolvendo cultura ou política). 
b) "Presidenta" não é bem um termo. É o feminino de "presidente". 
c) É correto? Pelos critérios das gramáticas e dos dicionários, sim. Mas é curioso que os que apelam para gramáticas para criticar "os livro" não aceitam as gramáticas quando abonam "presidenta"! Os que não aceitam a forma não devem conhecer esses "livros". 
d) É aceitável? Para muitos, sim. Para outros, não (por falta de cultura letrada ou por preconceito; ou por ambas as razões). 
e) Os argumentos a favor são os gramaticais (em mais de um sentido). Os contrários podem vir da sua conotação política ou feminista. 
e) Se se tratar de problemas "de ouvido", há duas soluções: ler mais ou ir ao otorrinolaringologista.




Nenhum comentário:

Postar um comentário