Minha lista de blogs

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A QUESTÃO HOMOSSEXUAL, ISTO É DA BIBLIA. ÔRRA MEU!!!!

Filosofando

Por Márcia Yáskara Guelpa.


Não me instes para que te deixe. Aonde tu fores, eu irei, e onde pousares, eu pousarei. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que vieres a morrer, morrerei eu, e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti”. 

Livro de Ruth 1:16-17


Reprodução da tela de Cathelin
(Palais de Katsura)
 
 
 
Se a incrível declaração de amor acima, feita por Ruth a Noemi, não fosse uma citação bíblica, certamente não causaria tamanho impacto. Seria apenas mais uma. De rara beleza, é verdade.

Vejamos: Na Bíblia hebraica, Ruth é um dos cinco Megilloth ou “rolos”, incluídos nos “Escritos”, a terceira divisão do cânon judaico. É lido anualmente pelos judeus na Festa das Semanas. Na Septuaginta, na Vulgata e na maioria das versões modernas, o livro vem imediatamente depois do Livro de Juízes.

Ruth é a heroína do livro que tem o seu nome. Ela era uma moabita que viveu no período dos Juízes. Em sua própria terra de Moabe, Ruth se casara com Malom (Rt 4:10), filho mais velho de Elimeleque e Noemi, israelitas vindos de Belém-Judá para Moabe durante certa época de fome. Noemi ficou viúva, e em seguida seus dois filhos também faleceram sem deixar herdeiros. Ela resolveu retornar à sua pátria nativa, quando então Ruth anunciou que pretendia acompanhá-la, adotando tanto a sua nacionalidade como o seu Deus. Somente a morte poderia separá-las (Rt:1:17).

Pode parecer, para pessoas religiosas, que relacionar esses versos a um maravilhoso caso de amor seja uma interpretação fantasiosa ou absurda. Consta que, em Belém, Noemi planejou um casamento levirato para Ruth, com seu próprio parente chegado, Boaz. O primeiro filho de Boaz e Ruth, Obede, foi considerado como filho de Noemi. Esse menino, mais tarde, foi o avô de Davi.

Não é apenas suposição que Noemi e Ruth tiveram uma relação lésbica. Basta ler com atenção o livro de Ruth. É uma história romântica, mas não entre Ruth e Boaz. Noemi é, de fato, a personagem central e Ruth a sua redentora. O relacionamento de Boaz com Ruth está distante de ser romântico, não passou de uma questão de dever familiar e propriedade. Leia Rt 4:5. Está escrito: “A isso (e aqui se refere ao fato de Boaz assumir o papel de parente-redentor -cf.Lv 25:25, 47:49) Boaz apresentou adicionalmente a obrigação de casar-se com Ruth conforme o casamento levirato”.

A história de Ruth e Noemi contém a mais comovente promessa de fidelidade num relacionamento entre duas pessoas em toda a Bíblia. Apesar de nenhuma atividade sexual ser mencionada entre elas, fica claro que há um pacto entre ambas. Para os antigos israelitas, um pacto era visto como um laço sagrado, uma união poderosa entre duas pessoas. Por outro lado, não existem meios para sabermos, mas está claro que as duas mulheres tiveram durante a vida uma relação passional com comprometimento celebrado nas escrituras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário