Minha lista de blogs

sábado, 4 de agosto de 2012

23 de agosto de 1954, o golpe da UDN foi adiando por 10 anos. 3 de agosto de 2012, depois de sete anos da tentativa de um golpe, uma nova frustração para a UDN.

em 2005, esta turma da UDN, tentava um golpe branco, contra um presidente que teve a maior votação da história deste país.

Em 3 de agosto de 2012, a frustração dos penas amestradas da UDN




'Mensalão'

A hora do julgamento

Com a ansiedade de uma noiva à véspera do casamento, nossa autoproclamada “grande imprensa” preparou-se para a data histórica.


O tão antecipado julgamento do “mensalão” começou.



Dedicam-lhe tudo: capas de revista, manchetes em letras garrafais, lugar privilegiado nos portais da internet, matérias especiais nos jornais das emissoras de rádio e televisão. Nos canais pagos dedicados ao noticiário, a promessa de plantões e transmissões ao vivo.



De agora até que os 38 acusados tenham sido julgados, nenhum veículo pertencente aos grandes grupos de comunicação pretende tirar o foco dessa cobertura.


 É o pacote “Super Premium Vip”, reservado aos megaeventos que mobilizam o País. Considerando a duração, comparável somente à Copa do Mundo.



Seus analistas e comentaristas têm dedicado ao tema boa parte do seu tempo nas últimas semanas.


Os argumentos podem não ser originais, mas estão sendo reembalados para parecer novinhos.


 Os chavões de sempre são retirados do armário e recebem novo lustre. Parece fácil explicar o porquê de tanta excitação.


 Mas não é.


Se houvesse uma grita no País, a justificativa seria que a atenção decorre do desejo da população.


Que o destaque que as corporações de mídia concedem ao tema é uma resposta a seu clamor.


Se fosse verdade, seria uma boa razão. O problema é que nada de semelhante existe na opinião pública.



O que conhecemos a respeito da sociedade brasileira e as pesquisas disponíveis sugerem o inverso.


O julgamento do mensalão não tem os ingredientes dos verdadeiros acontecimentos de opinião.



As pesquisas mostram que apenas as pessoas muito interessadas em política o acompanham.


Não mais que uma em cada dez sabe o que vai acontecer no Supremo Tribunal Federal.


O interesse de 90% dos cidadãos pelo assunto é tão pequeno que eles desconhecem até o básico a seu respeito.



Dos 38 acusados, uma pequena parcela se recorda de dois. Pouquíssimos se lembram de mais um ou outro.



Sinal dessa desinformação é que, quando se pergunta quem é o “principal envolvido no mensalão”, o nome mais citado é Carlinhos Cachoeira.


E que Demóstenes Torres seja mencionado pelo mesmo número de pessoas que se referem a Marcos Valério.



Faltam ao julgamento a dramaticidade e a novidade necessárias a atrair a atenção da grande maioria. As histórias são conhecidas, os personagens envelheceram.


 Não há revelações ou surpresas. Quem tinha de se escandalizar já se escandalizou.



Ao contrário da Justiça, que demorou sete anos para estar pronta para julgar – o que não é problema –, a sociedade foi rápida na avaliação do que lhe foi apresentado em 2005.



Alguns dos envolvidos foram logo condenados, outros nem sequer identificados, confundindo-se na neblina de casos parecidos. Ninguém ficou esperando todos esses anos para formar juízo.



Isso não quer dizer que a opinião pública deseje punições sumárias ou considere que a culpa dos acusados tenha sido provada.


Apesar de sua pouca informação, ela tende a sempre raciocinar com o benefício da dúvida: apenas um terço das pessoas acredita que existam provas definitivas contra todos.


A maioria não se sente em condições de dizer ou acha que apenas a responsabilidade de alguns foi comprovada.



Quanto à escala de seus pecados, um dos argumentos mais usados pelos comentaristas dos veículos da indústria de mídia é que o mensalão seria “o maior escândalo da história do Brasil” – algo que sempre sugerem, mas nunca demonstram.


Não é o que pensa a população. Apenas uma em cada cinco pessoas imagina isso, enquanto três desconfiam que haja outros casos iguais ou maiores.



O principal é que a população julgou e, ao que tudo indica, absolveu, os dois alvos mais importantes de toda a história. Tanto Lula quanto o PT ultrapassaram o mensalão.



Será que quem tem 70% das intenções de voto para presidente está sub judice perante a opinião pública? Será que precisa aguardar julgamento e permanece sem sentença final?


E um partido que recebe, sozinho, mais que a soma das identificações populares de todos os demais?
Se não é em resposta aos “anseios do País” que a mídia arma sua parafernália e se as consequências reais do julgamento do mensalão parecem ser modestas, o que ela pretende?



Talvez não mais que acertar as contas com aqueles que considera culpados pelo surgimento e consolidação do “lulopetismo”.


 A começar por José Dirceu.



Triste é ver figuras tão medíocres como alguns de seus acusadores na mídia, incapazes de gestos de coragem e dedicação ao Brasil, felizes com a possibilidade de que alguém como ele seja punido. Biografias como a sua merecem muito mais respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário