Minha lista de blogs

sábado, 25 de agosto de 2012

Cerra será a bola da vez na CPI da Veja/Cachoeira.



Ex-diretor da Dersa avisa que vai citar Serra na CPI

Da Folha de S.Paulo


Convocado para depor na próxima quarta-feira na CPI do Cachoeira, o ex-diretor da estatal paulista Dersa, Paulo Vieira de Souza, avisou a tucanos que dirá à comissão que os seus atos à frente da empresa eram de conhecimento do ex-governador e hoje candidato à Prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB).


Paulo Preto, como é conhecido, foi convocado pela comissão para esclarecer suspeitas de superfaturamento na obra de ampliação da marginal Tietê, uma das principais vias da capital paulista.


A ampliação da marginal era responsabilidade de consórcio liderado pela construtora Delta --empresa da qual o empresário Carlinhos Cachoeira é sócio oculto, de acordo com a Polícia Federal.


A obra foi contratada na gestão de Serra (2006-2010).



O engenheiro antecipou a interlocutores a disposição de afirmar que Serra era sua "bússola" na Dersa e que, para comprovar, dispõe de documentos assinados por ele.


Paulo Preto estaria também disposto a admitir que se valeu do trânsito entre empresários para ajudar a arrecadar, de forma legal, recursos para a campanha de Serra à Presidência, em 2010.

Além de se defender das acusações de que é alvo, o engenheiro decidiu dividir a responsabilidade de suas ações com o tucano após o fracasso de uma articulação com o PT para impedir que sua convocação fosse engavetada.


Há dois meses, petistas propuseram acordo pelo qual votariam contra a convocação de Paulo Preto desde que a oposição desistisse de chamar Luiz Antônio Pagot, ex-diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).


O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), rechaçou a oferta, segundo tucanos, sob orientação do senador Aécio Neves (PSDB-MG), desafeto de José Serra.


Informado da disposição do ex-homem-forte da Dersa, emissários tucanos tentaram reabrir as negociações com o PT. Mas já era tarde.


O depoimento de Paulo Preto ocorrerá um dia após o de Pagot, outra testemunha potencialmente explosiva. Ou seja, a fala de Pagot pode vir a pautar os questionamentos ao ex-diretor da Dersa.
Em entrevistas que acabaram por servir de estopim para sua convocação, Pagot atirou contra petistas e tucanos.


Ele disse que o PSDB fez caixa dois nas obras do Rodoanel --responsabilidade da Dersa, mas bancada com recursos federais-- e que empreiteiras contratadas pelo Dnit, sob sua gestão, foram pressionadas a contribuir com a campanha de Dilma.


Apesar de domado pelo senador Blairo Maggi (PR-MT), seu padrinho político, Pagot ainda guarda mágoas por ter sido demitido em meio à "faxina" do Ministério dos Transportes, no ano passado.

Do blog do NASSIF



Nenhum comentário:

Postar um comentário