Minha lista de blogs

sábado, 10 de setembro de 2011

MEXICANO VÍTIMA DE ABUSOS DE SEU PAI PADRE, ACUSA IGREJA DE ACOBERTAMENTO.

O mexicano José Raul Gonzalez (foto) acusou a ordem Legionários de Cristo de acobertar a prática de estupro e de pedofilia de seu fundador, o padre Marcial Maciel (1920-2008). Ele é um dos filhos do padre e também foi um das vítimas do abuso.

Gonzalez disse que as primeiras denúncias contra Maciel surgiram na década de 40 e é impossível que a ordem não soubesse que o seu pai abusava de seminaristas e coroinhas.
Maciel foi um dos padres mais devassos da história recente da Igreja Católica. Ele era viciado em cocaína, tinha amantes e gostava de violentar seminaristas. Aos meninos, ele dizia ter autorização do papa para sodomizá-los porque essa era a única forma de aliviar a sua dor de fígado.
Blanca Lara Gutierrez, mãe de Gonzalez, disse que conheceu Maciel quando tinha 19 anos e ele, 56. Contou que ele dizia se chamar “José Rivas” e que era funcionário de uma empresa internacional de petróleo e agente da CIA.

Ela teve dois filhos com Maciel. O padre abusou de ambos.
Blanca só soube da verdadeira identidade do padre em 1997.



Ao longo dos anos, com o aparecimento de novas denúncias, a Legionários de Cristo defendia o seu fundador com a alegação de que se tratava de calúnias. Só em 2010 ela reconheceu que o seu fundador não tinha boa conduta.

O Vaticano também sabia das “aventuras” do padre, mas se manteve em silêncio. Maciel abastecia a Santa Fé com milhares de dólares todo o ano. O papa João Paulo 2 chegou a escrever uma carta na qual disse que Maciel era um exemplo a ser seguido por outros sacerdotes. O padre só foi afastado de suas atividades  já ao final de sua vida, quando estava doente.

Gonzalez está reivindicando na Justiça uma indenização pelos abusos que sofreu do se pai padre. A Legionários resiste em fazer acordo.

A espanhola Norma Hilda Rivas Baños, também filha do padre, depois de pressionar a ordem em tornar pública a sua história, deve ter sido compensada porque ela e a sua mãe não têm se queixado mais.


Com informação do Religión Digital.




DO BLOG DO PAULOLOPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário