E A CLASSE MÉDIA, RICA, SEPARATISTA E BRANCA FOI MARCHAR A FAVOR DO GOLPE, AÇODADA POR UMA CORJA DE PADRES PILANTRAS, QUE NÃO QUIS AS REFORMAS QUE COLOCARIAM O BRASIL HOJE 50 ANOS À FRENTE. ELES ERAM OS LEITORES DO P.I.G DA ÉPOCA, QUE ERA MUITO MAIS PODEROSO E PERTECIAM AOS MESMOS DONOS DE HOJE. ERAM A FINA FLOR DA UDN, HOJE, PSDB/DEMOS
JANGO, UM ESTANCIEIRO RICO, QUE QUERIA ACABAR COM A MISÉRIA DO BRASIL, ATRAVÉS DAS "REFORMAS DE BASE", A VERDADEIRA MÃE DO PAC. ANDAVA COM A IMAGEM DE NSRa APARECIDA PENDURADA NO PESCOÇO E ERA CHAMADO DE COMUNISTA E ATEU, PELO PSDB DA ÉPOCA, A UDN E PELOS PADRECOS DÂNDIS, QUE TINHAM O MAIOR MEDO DE COMUNISMO, QUE HOOOOROR! FALAVAM OS DÂNDIS QUE SE DIZIAM PADRES. DESDE QUANDO POLÍTICAS PROGRESSISTAS E KEYNESIANISTAS SERIA COMUNISMO?CORJA! PREJUDICARAM A NAÇÃO E O POVO, PARA PROTEGER OS INTERESSES DOS PODEROSOS DA MÍDIA, OS MESMOS DE HOJE. QUE O BISPO DE GUARULHOS ATÉ HOJE DEFENDE.
na tribuna da net.
Nos fins de 1963, os jornalistas Murilo Marroquim e Benedito Coutinho, os dois mais antigos repórteres políticos de Brasília, foram chamados à Granja do Torto, residência oficial do presidente. João Goulart os esperava à beira da piscina, sozinho, serviu uísque aos dois:
- Vocês já estiveram na Rússia?
Murilo já, Benedito não.
- Pois se preparem os dois. Muito em breve iremos a Moscou. Olha, isso é inteiramente confidencial. Só quatro pessoas sabem disso: eu, o embaixador soviético e, agora, vocês.
Deu uma volta na piscina, pensando, voltou eufórico:
- Vamos construir a hidrelétrica de Sete Quedas (Itaipu).
ITAIPU
Os dois ouviam espantados, em silencio :
- Com que recursos, presidente?
- Financiamento russo a juros minimos.
Grandes exportações de produtos agrícolas brasileiros para a União Soviética, para facilitar o pagamento.
São 12 milhões de quilowatts. Técnicos brasileiros e soviéticos. Três planos quinquenais. Sós os russos possuem, hoje, turbinas para o porte de Sete Quedas.
Já acertei com o Stroessner (presidente do Paraguai). A energia ociosa do Paraguai será comprada por nós.
O embaixador soviético me disse que seu país não tem o menor interesse em disputar o mercado ocidental. Interessam-lhe obras como a de Assuan, no Egito. Ou Itaipu.
JANGO
Os dois continuaram em silencio, surpresos, Jango sorriu:
- Vocês não acreditam? Tem mais. O plano global inclui a ligação do Amazonas ao Prata. Vamos realizar o velho sonho brasileiro.
Murilo Marroquim interrompeu:
- O plano é maravilhoso, mas o senhor não vai executar. É uma obra monumental, mas é uma obra política. A Rússia não fará uma Assuan na América Latina.
- Somos um país livre, independente. Contarei com o apoio das Forças Armadas para resistir a qualquer pressão externa, e com o povo. Vou fazer.
Três meses depois Jango era derrubado.
Itaipu foi feita com dinheiro ocidental, a juros máximos e apagões eventuais. À falta de melhor desculpa para o apagão que houve em Itaipu, Lula, Dilma e Lobão poderiam ter culpado o golpe de 64.( eles não culpam, mas, eu, além do lazarento FHC culpo os desgraçados que apoiaram este golpe dos infernos contra o progresso de uma nação e seu povo, para defender os interesses das mesmas famílias UDENISTAS golpistas e donas do oligopólio midiático nacional, grifo meu ptremdas13e13.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário