Minha lista de blogs

domingo, 4 de setembro de 2011

UNIVERSIDADE DE VALADARES É GERIDA POR UMA FUNDAÇÃO QUE LEVA O NOME DE UM "171" IANQUE, DAS FINANÇAS INTERNACIONAIS DO INÍCIO DO SÉCULO PASSADO: PERCIVAL FARQUHAR. UM AMERICANO LADINO QUE DEPOIS DE GETULIO (DÉCADA DE 30) O LEITE DELE SECOU

 

                           Percival Farquhar, 171, QUE LUCRAVA COM NEGOCIATAS NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX.

Percival Farquhar (Iorque, 1864Nova Iorque, 4 de agosto de 1953) foi um empresário estadunidense, cuja atuação na América Latina é alvo de constantes polêmicas.
A edição de 22 de setembro de 1912 do The New York Times, num artigo intulado Two New Yorkers Try to 'Harrimanize' South America" confirma que o sonho de Farquhar era dominar todo o transporte ferroviário da América Latina: Percival Farquhar e Dr. F. S. Pearson pretendem consolidar as ferrovias lá (na América Latina) num grande sistema transcontinetal do Canadá ao Cabo Horn [2].

É certo que criou e dirigiu inúmeros negócios na região latino-americana, incontáveis deles no Brasil. Suas atividades estavam freqüentemente ligadas a concessões governamentais e privilégios - e a garantias de juros governamentais para o capítal investido - que obtinha habilmente junto aos jovens e inexperientes governos locais, muitas vezes mediante espórtulas constrangedoras.
Destemido e arrojado financista, com grande trânsito pelo mercado de capitais da Europa, dizia-se "capaz de financiar qualquer coisa". Segundo Gauld, Farquhar "teve mais fome de terras do que qualquer personagem da história da América Latina desde o tempo dos incas" [10].


O início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, interrompeu sua fonte de recursos a financiamentos e o já precário império de Farquhar - que fora criado a poder de contrair dívidas sobre dívidas - altamente endividado, desmoronou-se. Suas empresas entraram em concordata em outubro de 1914. Seus financiadores perderam todo o capital investido. Farquhar acabou arruinado. Apesar disso, ainda assim se re-ergueria novamente, após o término da guerra - usando as mesmas táticas - para tornar a quebrar na crise de 1929. Após a revolução de 1930 viu seus espaços contidos, durante o governo Getúlio Vargas, e assim terminou por deixar o Brasil.( POR ISSO QUE EU SEMPRE FALO, SE NÃO FOSSE GETULIO, JK, JANGO E LULA, O BRASIL SERIA UMA ENORME "HACIENDA" DOS USA, GRIFO MEU PTREMDAS13)

Já Ivan Alves [17] relembra que os críticos descreviam Farquhar como:
"um pirata da finança internacional, empregado ou diretor de empresas norte-americanas... caixeiro viajante da finança internacional... Sua tentacular Brazil Railway Company controlava toda a rede ferroviária gaúcha, geria a Sorocabana, tinha interesses na Paulista, na Mogiana... obteve os direitos da Vitória Minas Gerais... passou a dirigir o Port of Para e a Companhia do Porto do Rio Grande do Sul... onde montou armazens frigoríficos, como no Rio de Janeiro. Afora isso, dispunha ainda de indústrias de papel, empresas pecuárias e de colonização, madeireiras, etc."
Controlador da Brazil Railway Company e da Southern Brazil Lumber and Colonization Co., cujas atividades de extrativismo florestal, entre outros danos, acabaram provocando a Guerra do Contestado - na qual morreram mais de dez mil brasileiros - exterminou a flora e a fauna em grandes áreas dos estados do Paraná e de Santa Catarina [18].

Foi também o construtor da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cujas obras foram inteiramente pagas pelo governo brasileiro. Sua construção, iniciada em 1907 - para ligar Santo Antônio do Rio Madeira a Guajará-Mirim - com a extensão de 362 quilômetros - foi concluída em 1 de agosto de 1912. Pelo serviço executado na chamada Ferrovia do Diabo, o truste de Percival Farquhar pleiteou, do Tesouro Nacional brasileiro, um pagamento em dinheiro de 102 mil contos de réis, equivalente na época ao valor de 50 toneladas de ouro.

SE OS GESTORES DESTA FUNDAÇÃO DE GOVERNADOR VALADARES SE INSPIRAREM NO PILANTRA QUE LHE DÁ O NOME, ESTAMOS ROUBADOS. AGORA AQUI PRÁ NÓS, É MUITA VIRA LATICE DESTA GENTE DA UDN QUE MANDA NESTA FUNDAÇÃO, É  OU NÃO É? JÁ QUE TODO UDENISTA É PUXA SACO DE AMERICANOS, POR QUE NÃO NOMINARAM ESTA FUNDAÇÃO COM O NOME DE OUTROS UDENISTAS ILUSTRES, COMO MILTOM CAMPOS OU A´TÉ MESMO COM O NOME DE GOLPISTAS COMO CARLOS LACERDA OU MAGALHÃES PINTO, TODOS AMERICANÓFILOS.

POR OUTRO, EU TENHO UMA DÚVIDA. SERÁ QUE ALGUM AMERICANO ENDIHEIRADO, OU ATÉ MESMO A FUNDAÇÃO FORD, NÃO  ENVIOU "ALGUM", PARA QUE FOSSE DADO O NOME DO PERCIVAL À ESTA FUNDAÇÃO? AFINAL NOS ANOS 60 A CIA ESTAVA USANDO A FUNDAÇÃO FORD, PARA  INUNDAR DE DOLARES, OS ALIADOS COOPTADOS NA AMÉRICA LATINA, EURÁSIA, ASIA, INDIA, E A OCEANIA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário